• Notícias e Novidades
    Jornal Vozes - 2020
    16/07/2020


    “SEDE SANTOS, PORQUE EU, O SENHOR VOSSO DEUS,

    SOU SANTO”. (Levítico, 19, 2).


    Madre Maria Teodora Voiron, Religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, certamente tinha presente em sua vida este convite do Senhor, alimentado por seu pai que possuía o costume de toda noite reunir a família e ler a história do santo do dia.


     O ser santa certamente foi um dos seus desejos em sua vida, pois, após sua morte alunas e autoridades a consideravam como santa. “Sua reputação não diminuiu depois da morte; ao contrário, propagou-se cada vez mais por graças frequentes obtidas por sua intercessão e pelo número de fiéis que visitam frequentemente e com fé o seu túmulo”. (Processo Apostólico).


    Nosso Papa Francisco, através do seu documento Gaudete et Exsultate nos chama a atenção para isto: os santos não são só os beatificados e canonizados. Eles são um sinal a nos dizer: você pode e deve ser santo. Assim nos diz Dom Geraldo Majella Agnelo, Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador: “Não precisa ser santo de altar, mas santo na vivência, no testemunho, na retidão, na verdade e na justiça. Ser santo é viver as virtudes evangélicas, praticar o bem como Jesus, que passou por este mundo fazendo o bem. Se olharmos ao nosso redor, veremos tantas pessoas justas, íntegras, caridosas, que praticam obras de misericórdia.


    Quantos pais e mães se sacrificam para criar e educar os filhos, ajudando-os a crescer na fé, no amor a Deus e ao próximo! No mundo de hoje, que não deixa de ser diferente do passado, temos muitos desafios relativos aos valores familiares, humanos e cristãos. A dinâmica do mundo tecnológico, globalizado, consumista, estimulador de egoísmos, comanda grande parte da população. Estamos na era da informática, na qual a comunicação ocorre mais pelas redes sociais do que pelo diálogo pessoal. Vivemos numa sociedade amplamente marcada pelas relações virtuais. As redes sociais podem ajudar, mas não substituem o diálogo face a face.


    Não somos máquinas nem robôs. Também em relação a Deus, devemos nos pôr em sua  presença, diante do Santíssimo, no silêncio, na meditação e na reflexão, abrir o coração e a inteligência para acolher as inspirações do Espírito Santo. Se não reservarmos tempo para nos pôr diante de Deus a cada dia ??“ rezar, silenciar no coração as coisas que nos inquietam ??“ será difícil ouvir Sua voz, que clama em nós. Somos templos do Espírito Santo pelo nosso Batismo, mas não podemos enterrar esse dom, envolvendo-nos com as ocupações diárias sem nos ocuparmos das coisas de Deus.


    Há uma garantia: ninguém será prejudicado em seus trabalhos ou afazeres por dedicar algum espaço diário para ouvir Deus. Muito ao contrário, os santos nos ensinam a agir assim!”


    Afinal, como podemos ser santos?


    Não existe uma fórmula mágica, mas algumas atitudes nos ajudam.


    1.     Ter intimidade com Deus. Isso significa que quanto mais conhecermos a Palavra de Deus, mais próximos estaremos Dele. O próprio Jesus, durante a sua vida pública, se retirava para orar ao Pai (Lucas 6, 12). Isso para se fortalecer contra as tentações e cumprir a missão.


    Madre Maria Teodora dizia: “Quando tenho algum motivo de sofrimento...elevo logo meu coração Àquele que tudo permite; cinco minutos de oração me bastam para dissipar minhas tristezas”.


    2.     Outra atitude é sempre se preocupar com o próximo principalmente aqueles que sofrem. Devemos lembrar que Cristo está presente naquela pessoa que precisa de ajuda.


    Madre Maria Teodora, “Mãe dos pobres”. “Eminente rainha da caridade” manifestou sua caridade pela “rede de caridade com que cobriu o Estado de São Paulo, isto é, suas fundações tinham por fim “ ocupar-se dos pobres, dos doentes e das crianças... que sublime missão!... missão de Jesus Cristo na terra”.


    3.     E para completar, temos que testemunhar o Evangelho. Não apenas com palavras, mas principalmente com nossas atitudes. Um ditado diz que “as palavras convencem, mas o exemplo arrasta”. Ou seja, a nossa vida tem que ser vivida de acordo com aquilo em que acreditamos, que pregamos. De que adianta dizer que ama a Deus se não consegue amar o próximo? Mais do que palavras, o Evangelho se traduz em ações de amor e misericórdia.


    A santidade, a que somos chamados, é um desafio, sim, mas é também um ato de confiança, é deixar as redes na praia e seguir o Mestre.


    Madre Maria Teodora testemunhou o Evangelho em sua vida. Por isso, a Igreja através de documento, a declarou VENERÁVEL, isto é, uma pessoa que viveu todas as virtudes de um modo heroico.


    Intensifiquemos nossas orações para que se constate um milagre, reconhecido pela Igreja, que a tornará Beata.


    Irmã Geralda Neuza Hipólita

     Hoje precisamos de jovens santos que antes de mais são Jovens, isto é: não podem ser pessoas estranhas e longínquas. Um santo não pode ser alguém com quem não me identifico pessoalmente. Os santos são homens e mulheres, moços ou moças, que no seu dia a dia aprenderam a ser fiéis a Deus e à sua vontade. Só assim podem ser exemplos luminosos para todos. ??“ disse  Padre Ricardo Figueiredo.

     


     

     

     

             

    Compartilhe