• Notícias e Novidades
    200 Anos da Igreja Nossa Senhora do Patrocinio - ITU
    19/07/2020

    A origem da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio remonta aos primórdios do século XIX. A construção da Igreja não obedeceu a nenhum estilo até então conhecido. As paredes são todas de taipa. Foi idealizada pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, que foi o grande arquiteto e construtor desta belíssima Igreja, ajudado por seus filhos  Pe. Simão Stock e Pe. Elias. Eles foram ao mesmo tempo arquitetos, operários e compositores de músicas sacras. A estátua de Nossa Senhora do Patrocínio é obra de um dos filhos, Pe. Elias.


    Nesta Igreja encontra-se o túmulo de Madre Maria Teodora Voiron, assim como do Padre Jesuíno do Monte Carmelo.


    Mas, quem foi esse idealizador e construtor?  Seu nome antes da ordenação sacerdotal era Jesuíno Francisco de Paula Gusmão, nascido em Santos, São Paulo, no dia 25 de março de 1764. Com os Frades Carmelitas, em Santos, recebeu instrução religiosa, noção de música e pintura; e, já morando em Itu, foi sacristão, pintor e tinha um grande talento para a música. Seu maior sonho era construir um templo e dedica-lo à Virgem do Patrocínio. E esse sonho foi concretizado, apesar de ter falecido antes de ver completa a sua obra. Para chegar a realizá-lo, antes se casou e só depois do falecimento de sua esposa e de ser declarado “branco” (era mulato), foi aceito na Ordem Carmelitana, onde recebendo a ordenação sacerdotal passou a se chamar Jesuíno do Monte Carmelo. Ele faleceu em 30 de junho de 1819 e a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio foi inaugurada no dia 13 de novembro de 1820, e seu corpo foi transladado para a Igreja no dia 2 de junho de 1821.


    Ao visitarem a Igreja, vejam nos corredores laterais vários quadros pintados pelo Padre Jesuíno. Os quadros dos santos têm a fisionomia dos filhos, sendo que “São João da Cruz” é seu autorretrato. Já as santas têm a fisionomia de sua filha.

                                                                                                                                                 Irmã Vânia Ferreira de Mello



    Compartilhe